Terça-feira, 3 Dezembro 2024
InícioAveiroTrabalhadores da Câmara protestam na Assembleia

Trabalhadores da Câmara protestam na Assembleia

O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local protestou na Assembleia Municipal, na noite desta quarta-feira contra a transformação dos serviços de Transportes Urbanos de Aveiro (TUA) numa empresa municipal.

Faz parte da ordem de trabalhos da sessão da Assembleia que começou esta quarta-feira, a criação da MoveAveiro – Empresa Municipal de Mobilidade, EM. O sindicato posiciona-se contra esta mudança e diz estar disposto a desenvolver várias formas de luta “se não houver diálogo”, segundo António Augusto Pires, dirigente do sindicato.

O presidente da Câmara parece não estar disposto a iniciar qualquer diálogo. Disse ter ficado “surpreendido” com a presença do sindicato e dos trabalhadores na sessão e diz que as reuniões com os trabalhadores “correram bem”.

O sindicato diz que a criação da empresa municipal significa a perda de direitos. O presidente da Câmara diz que não, ressalvando um pormenor. Os novos trabalhadores contratados para a nova empresa não terão vínculo à Função Pública mas sujeitos a contrato individual de trabalho.

Cerca de 100 funcionários fazem parte dos TUA entre motoristas, pessoal das oficinas e administrativos.

Notícias recentes