Mais de 1300 atletas participam no Torneio de Futebol de Rua, organizado pela Associação Incluir e Câmara de Espinho, a 6, 7 e 8 em Espinho com o objetivo de «promover a inclusão social e a igualdade de género».
O desejo é partilhado por Tiago Paiva, presidente da Associação Incluir, que fala de um “torneio único, em que todos jogam com o mesmo equipamento e é totalmente gratuito”. “Procuramos que, nas idades compreendidas dos atletas que nele participem, entre os 6 e os 12 anos, se fomente a integração e a igualdade social para conseguirmos, através do desporto, promover uma sociedade mais inclusiva”, acrescentou.
Esperam-se 105 equipas de vários pontos do país. Do total de participantes,120 representarão 12 CERCI de Aveiro e Porto, no torneio de futebol de adaptado, na manhã do dia 6 de setembro, na praia 37. Os jogos são na praia 37, no Bairro Ponte de Anta, Paramos e na Praça do Mar.
Para o dia 7 de setembro está agendado um concerto de Rita Guerra e da Banda União Musical Paramense, de Paramos.
São embaixadores do torneio os futebolistas Jota Silva, André Castro, Nuno Lima e Rochinha, a internacional portuguesa Jéssica Silva, ou os ex-jogadores Pauleta, Hélder Postiga e Ukra. Mas também dos treinadores de futebol Vítor Pereira e Rui Ferreira e de figuras da arbitragem (João Pinheiro), do andebol (Tiago Rocha e Adriano Mendes) do ciclismo (António Carvalho) ou do futsal (Carolina Rocha), entre outros.