Segunda-feira, 7 Outubro 2024
InícioAveiroTáxis só para o turismo

Táxis só para o turismo

Os canais da ria, que atravessam a cidade de Aveiro, estão a ser dotados de novos trapiches, destinados a possibilitar a acostagem das embarcações de recreio em condições de segurança e comodidade, noticia o JN.

«De um total de doze, previstos no âmbito do programa Polis, foram instalados sete até ao momento cinco – nos canais da Praça do Peixe, S. Roque, Central e do Cojo, para apoiar embarcações de recreio e táxis fluviais que, depois de breves ensaios, regressaram aos estaleiros, desconhecendo-se quando poderão voltar à ria.

Para já, o que se sabe é que a empresa municipal de mobilidade, a MoveAveiro, está a tentar encontrar um parceiro privado para dinamizar o projecto. O vereador Pedro Ferreira entende que os táxis fluviais “só fazem sentido para o turismo e a MoveAveiro não percebe dessa matéria”. Os outros dois trapiches, no lago da Fonte Nova e no canal de S. Roque, destinam-se apenas a embarcações de recreio.

De acordo com Matos Rodrigues, responsável da Sociedade Aveiro Polis, falta colocar cinco trapiches, quatro no canal de S. Roque, destinados a embarcações de recreio e barcos tradicionais, e mais uma unidade no Lago da Fonte Nova. Os quatro trapiches que ainda falta instalar no canal de S. Roque serão colocados logo que estejam concluídas as obras da ponte circular pedonal.

“Os trapiches visam devolver o espelho de água à cidade e possibilitar o usufruto dos canais por parte dos cidadãos”, lembra Matos Rodrigues.» (…) (JN)

Notícias recentes