InícioAveiroSuspensões na Fundação CESDA vão ser julgadas

Suspensões na Fundação CESDA vão ser julgadas

A suspensão dos corpos gerentes da Fundação CESDA-Centro Social do Distrito de Aveiro, que desde Agosto de 2001 está a ser gerida por um administrador judicial, vai ser julgada no próximo dia 7, no Tribunal de Aveiro, noticia o JN.

«Daniel Pinto Lemos, que presidia ao Conselho de Administração daquela fundação, foi suspenso, juntamente com os seus pares, por decisão do Tribunal de Aveiro, no seguimento de uma providência cautelar pedida pelo Ministério Público, pela prática reiterada de actos, nomeadamente entre 1997 e 1999, que constituíram prejuízo para a instituição e para o Estado. Os suspensos corpos gerentes da Fundação CESDA correm o risco de serem demitidos pelo tribunal, o que levará ao início de um processo de constituição de uma comissão administrativa para a instituição.

Suspeita de outros crimes

A suspensão teve lugar após a detenção de Daniel Pinto Lemos e de seu pai, Diamantino, ex-presidente da Fundação, para além de outros sete indivíduos, pela Polícia Judiciária de Aveiro, por suspeita dos crimes de burla agravada, falsificação de documento, infidelidade, peculato e participação económica em negócio, numa investigação dirigida pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Coimbra, que ainda não está concluída. Daniel e Diamantino estiveram detidos no Estabelecimento Prisional de Aveiro até Setembro de 2001, ficando com termo de identidade e residência até à conclusão deste processo.

No procedimento cautelar que levou à suspensão dos corpos gerentes da Fundação, o tribunal considerou que não obstante a situação financeira se ter vindo a degradar nos últimos anos de uma forma preocupante, a instituição terá assumido com regularidade encargos de natureza supérflua ou de necessidade duvidosa, incluindo despesas de caracter pessoal e com sinais de ostentação, relativos a alguns membros dos corpos gerentes e a pessoal técnico, no valor de milhares de contos.

2,5 milhões de dívidas

Cerca de 2,5 milhões de euros foi a dívida que Fernando Cunha, administrador judicial, herdou quando entrou em funções na Fundação CESDA, Uma dívida que teve que renegociar. Mais de 1,5 milhão de euros eram devidos à banca e meio milhão de euros à Segurança Social. Situada no Paço , Esgueira, a CESDA existe desde 1995, tendo surgido da conversão em fundação do Lar Metodista da Terceira Idade. As instalações que tinha em Mourisca do Vouga foram devolvidas à propriedade da Igreja Metodista Evangélica e possui um lar para a 3.ª idade e valências de creche e jardim de infância , além de um centro de acolhimento.» (JN)

Notícias recentes