Quinta-feira, 22 Janeiro 2026
InícioAveiroSuspensão do Cais do Paraíso sem comentários da Câmara

Suspensão do Cais do Paraíso sem comentários da Câmara

Perante o pedido de suspensão do Plano de Pormenor do Cais do Paraíso, pelo Ministério Público – aprovado no mandato anterior, sob a presidência de
Ribau Esteves (PSD), revogado na atual Câmara, pela “maioria” da oposição (PS e Chega), depois aprovado na Assembleia Municipal pela maioria PSD-CDS, o atual presidente da autarquia, Luís Souto (PSD) não saiu em defesa daquele documento.
Luís Souto herdou o PP do mandato anterior, de Ribau Esteves, manteve-o e votou contra a revogação. Mas perante a investigação do MP, a suspensão do PP, e as buscas da Judiciária
Luís Souto «não comenta procedimentos judiciais em curso e aguarda serenamente o
desenrolar dos mesmos».

A 9 deste mês, a Polícia Judiciária realizou buscas na Câmara de Aveiro no cumprimento de mandados de busca, no «âmbito da eventual prática de crimes de prevaricação e violação de regras urbanísticas».

Segundo a PJ, «estão em causa decisões e procedimentos adotados em alterações de instrumentos de ordenamento do território», sendo que as buscas realizadas através da Diretoria do Centro da PJ «tiveram como objetivo a recolha de diversos elementos probatórios relevantes para o esclarecimento dos factos sob investigação».

A investigação vai continuar com a «análise da prova entretanto recolhida, de natureza documental e digital, com vista ao apuramento integral das eventuais condutas criminosas, do seu alcance e à célere conclusão do inquérito».

O inquérito é tutelado pelo DIAP Regional do Porto.

Notícias recentes