Início Aveiro Suplemento alimentar da UA reduz nível de colesterol no sangue

Suplemento alimentar da UA reduz nível de colesterol no sangue

0
Suplemento alimentar da UA reduz nível de colesterol no sangue

Encontra-se em desenvolvimento na Universidade de Aveiro um suplemento alimentar para reduzir os níveis de colesterol no sangue, utilizando subprodutos de cogumelos, uma investigação liderada por Filipe Gomes, do Departamento de Química, de uma equipa de inclui Manuel Coimbra, Elisabete Coelho, Helena Laronha, Maria Inês Arranca e Sofia Jesus

Um projeto «inovador que visa recuperar compostos bioativos presentes em cogumelos não comercializados e nos resíduos da sua produção. O objetivo é transformar estes subprodutos em ingredientes com potencial uso em suplementos naturais, com benefícios para a saúde, nomeadamente a cardiovascular».

«Estamos a tentar extrair daí compostos como quitina, beta-glucanas, micoesteróis e estatinas, para depois os podermos usar para fins tão diversos como ingredientes alimentares e, eventualmente, fármacos», segundo Filipe Gomes. O estudo «tem como base os subprodutos gerados pela empresa portuguesa Cuga, produtora e embaladora de cogumelos, que anualmente produz cerca de cinco mil toneladas deste alimento. Estima-se que cerca de 500 toneladas de subproduto – incluindo pés, fragmentos e unidades fora do calibre – sejam desperdiçadas todos os anos», segundo comunicado da UA.

O Laboratório Associado para a Química Verde da Rede de Química e Tecnologia (LAQV-REQUIMTE), sediado na UA, colabora na investigação, uma parceria após a «perceção da quantidade de subprodutos dos cogumelos produzidos e da sua riqueza em compostos, nomeadamente as beta-glucanas».

«Depois de extraídos, os compostos bioativos são estudados quanto à sua interação com os ácidos biliares presentes no intestino, uma análise fundamental para avaliar os seus potenciais efeitos benéficos no organismo.

Para além da vertente científica e médica, o projeto representa também um contributo relevante para a redução do desperdício alimentar, ao valorizar resíduos que, de outra forma, seriam descartados».