O SIREC – Sistema Integrado de Registos e Estatísticas do Cidadão é um novo sistema informatizado de registo civil da Guiné-Bissau, desenvolvido pela Universidade de Aveiro, lançado a 23 de janeiro na 1.ªConservatória de Bissau, com a emissão da primeira certidão sem necessidade de recorrer aos anteriores livros em papel, «um marco significativo na modernização da cadeia de registo civil» e um momento «de viragem». Segundo a UA, é a «transição do papel para o digital, um reforço de segurança na cadeia de identidade».
Desenvolvido no âmbito do projeto Modernização e Reforço da Cadeia de Identificação e Segurança Documental em Cabo Verde e na Guiné-Bissau, o sistema foi coordenado por Joaquim Sousa Pinto, professor do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática, consistindo numa aplicação informática com módulos relativos ao nascimento, perfilhação, casamento, união de facto e óbito dos cidadãos, «destinados ao registo de atos em formato digital. O SIREC permitirá, internamente, o acesso a todos os registos nacionais em qualquer conservatória». Segundo o coordenador, a UA, «a nível internacional, permitirá validar a autenticidade de todos os documentos, aumentando a confiança na informação prestada pelas autoridades guineenses».
A implementação do SIREC na Guiné-Bissau teve ainda a participação do Instituto dos Registos e do Notariado, I.P. de Portugal, parceiro de implementação do GESTDOC, destacando-se as várias ações de formação em parceria com a UA em matéria do registo civil e da utilização do próprio SIREC.
O projeto GESTDOC entregou ainda à Direção Geral de Identificação Registos e Notariado uma viatura para o Registo Móvel, designadamente nas regiões, visando aproximar os serviços de registo dos cidadãos.
O projeto GESTDOC é financiado pela União Europeia e gerido e cofinanciado pelo Camões,IP