No dia da cerimónia de abertura do ano lectivo será inaugurada no Campus uma escultura do Sapo – “1995.sapo”, da autoria de Paulo Neves – do motor de busca português criado na Universidade de Aveiro.
A sessão começa às 15:00h, no auditório da Reitoria da UA, com a intervenção do Reitor, Manuel António Assunção, seguida da intervenção do presidente da Associação Académica da UA, André Reis. Depois, intervêm os convidados e, no final, será inaugurada a escultura
«O portal e motor de busca de origem portuguesa Sapo, nascido na UA e que se expande para o mundo, começou a assinalar 20 anos de existência. Por isso, regressa à “casa mãe” no Dia de Abertura do Ano Letivo para um momento especial», segundo comunicado da UA.
Segundo Benjamim Júnior, antigo aluno da UA e um dos criadores do primeiro motor de busca português, diz que o Sapo “um caso ímpar no contexto nacional”. Sempre fiel à língua portuguesa, comenta, “o Sapo foi companheiro de jornada de toda uma população, melhorando a sua vida com serviços inovadores assentes nas novas tecnologias que ajudaram a transportar os utilizadores para os dias de hoje”. “O Sapo trouxe inovações marcantes à sociedade portuguesa”, assinala.
Diz ainda que os serviços disponibilizados pelo Sapo não têm uma aplicação apenas em Portugal e a globalização é uma realidade que obriga o portal a ter de se “reinventar”. O objetivo é chegar a “outros portugueses, outros públicos e mercados”.
Participam no programa o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional e a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro.