Sexta-feira, 13 Dezembro 2024
InícioAveiroSAMPAIO DEVE TIRAR CONSEQUÊNCIAS DA AMEAÇA

SAMPAIO DEVE TIRAR CONSEQUÊNCIAS DA AMEAÇA

O secretário-geral do PCP, Carlos Carvalhas, comentou esta sexta-feira, em Aveiro, a frase do Primeiro-Ministro, Santana Lopes, que terá dito: “se quiser dissolver o Governo, que dissolva”, dirigida a Jorge Sampaio, referindo-se à polémica centrada na saída de Marcelo rebelo de Sousa do papel de comentador da TVI e as alegadas pressões para que refreasse as críticas ao Governo.

Segundo Carvalhas, “se for ameaça, o Presidente da República não poderá deixar de tirar as consequências da ameaça”. Se não tirar essas consequências “antes do Verão”, Carvalhas disse que Jorge Sampaio pode ouvir de Santana Lopes o mesmo que Cavaco Silva disse a Mário Soares: “tudo faremos para que o Presidente da República termine o mandato com dignidade”.

As Jornadas Parlamentares do PCP, realizam-se ontem e hoje em Aveiro, para “aproximação e melhor conhecimento dos problemas” locais, disse, esta sexta-feira, o presidente do Grupo Parlamentar comunista na Assembleia da República, Bernardino Soares.

“Em Aveiro, renovamos a descentralização”, disse o líder do GP na abertura das jornadas, acompanhado do secretário-geral, Carlos Carvalhas.

A partir daqui, o discurso de Bernardino Soares e de Carlos Carvalhas versaram o momento político nacional. O caso Marcelo-TVI, a privatização da água, o “estilo caótico e descoordenado que se instalou na acção governativa”, “nomeação dos boys e girls”, “contratações milionárias de assessores”, “propaganda governamental”, foram os casos que salientou na actualidade política.

O líder do PCP reprovou o Governo em variados sectores, mas a polémica Marcelo-TVI foi um dos pontos centrais do discurso que resumiu exigindo que “venham à luz do dia os interesses e as contrapartidas”.

As anunciados reformas implementadas pelo Governo, virou o objectivo ao contrário, dizendo que são “contra reformas” e pondo de lado a coligação PSD-PP do que consideram melhor para o país, apontou para a necessidade de uma “alternativa de esquerda”.

Programa das jornadas

11.00 horas – Sessão de Abertura no Hotel Imperial, onde intervirão o Presidente do Grupo Parlamentar do PCP, Bernardino Soares e o Secretário Geral do PCP, Carlos Carvalhas

As visitas no âmbito das Jornadas serão divididas em três Grupos.

14.45 horas – Encontro com a Associação pelo Futuro da Barra, seguido de visita à Ponte da Barra para ver o local onde tencionam construir o projecto Imobiliário – Marina da Barra (Encontro no Final do IP5)

17.30 horas – Visita à Pateira de Fermentelos, acompanhados do Presidente da Junta de Requeixo

14.00 horas – Reunião com a União dos Sindicatos de Aveiro sobre Desemprego no distrito de Aveiro

16.30 horas – Encontro com o Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro.

18.00 horas – Reunião com a SIMRIA- Saneamento Integrado dos Municípios da Ria

14.30 horas – Visita à Praia de Esmoriz

16.00 horas – Visita ao Rio Úima, com a Associação dos Amigos do Úima e Comissão de Moradores de Arcozelo e Comissão de Utentes de Santa Maria da Feira

19.00 horas – Reunião do Grupo Parlamentar no Hotel Imperial

SÁBADO – DIA 9 de Outubro

09.00 horas – Reunião do Grupo Parlamentar no Hotel Imperial
12.00 horas – Conferência de Imprensa de apresentação das conclusões das Jornadas Parlamentares

Notícias recentes