A par da Bandeira Azul, que ostenta, este ano, pela primeira vez, a praia de S. Jacinto (Aveiro) vai passar a exibir, também , o título de “praia acessível” a todos, noticia o JN.
«O título “Praia Acessível ” é atribuído àquela que é a única praia do concelho de Aveiro, pela Comissão Nacional de Coordenação para o Ano Europeu das Pessoas com Deficiência (CNCAEPD), ao abrigo de um projecto, iniciado em 2004, que tem como objectivo primeiro tornar as praias portuguesas, tanto as marítimas como as fluviais, acessíveis às pessoas com mobilidade reduzida.
A sensibilização das pessoas, especialmente as que intervêm como agentes dinamizadores e as que são utentes das praias para a problemática das pessoas com mobilidade condicionada é outra das metas do projecto, que passa, também, por dar a conhecer às pessoas com deficiência ou mobilidade condicionada, especialmente aos idosos, as praias com acessibilidade e promovê-las, nacional e internacionalmente, como destino de férias. Para merecerem esta bandeira, que premeia a acessibilidade, as praias têm de oferecer aos cidadãos com mobilidade reduzida acesso pedonal, passadeira no areal, estacionamento ordenado, acessos à zona de banhos e ao posto de socorros e sanitários adaptados. Sendo facultativos os acessos adaptados aos bares e restaurantes de praia e os apoios anfíbios (cadeiras de rodas, canadianas) para o banho.
S. Jacinto, para já, não terá apoios para o banho, tal como não dispõe, ainda, de bar de praia. Mas a intenção da Câmara Municipal de Aveiro é negociar com o futuro concessionário do apoio de praia a disponibilização de apoios anfíbios para o banho, no âmbito da concessão ou a expensas do Município.
Para o vereador Capão Filipe, do pelouro da Mobilidade, a atribuição da Bandeira Azul e da Bandeira Praia Acessível, no mesmo ano, é o reconhecimento do esforço da autarquia para fazer de S. Jacinto uma praia “que se diferencie pela qualidade, em termos ambientais e de turismo da natureza e, também, quanto às acessibilidades”. As duas bandeiras serão hasteadas na próxima segunda-feira, às 16 horas». (JN)