O líder da distrital de Aveiro do PSD, Ribau Esteves, comenta, em declarações à Terra Nova, o artigo de opinião do Bispo de Aveiro D. António Marcelino no qual diz que “alguns políticos utilizam linguagem empolada, exagerada e pouco contida”.
Ribau Esteves refere-se a “uma eminência é noticia por desancar nos políticos de cima a baixo”.
O líder do PSD diz que não está “contra quem diz mal” mas diz haver diferenças entre os apenas fazem “referâncias críticas” e os que “pegam na vida e assumem o difícil compromisso de ser autarca ou deputado”.
O Bispo escreve ainda que “a linguagem das promessas em que tudo se dá sem nada se possuir, se apaga o que vem detrás sem se apreciar com objectividade, é uma pobreza e uma falta de seriedade que pressagia tempos menos auspiciosos.
Os governantes e os pretendentes ao poder devem saber é que não são donos nem da pátria, nem do povo, para lhes falarem de um pedestal, lhes dizerem só o que a si mesmos convém, deles disporem a seu belo prazer, denegrindo os adversários, considerados como inimigos.
Quando é que políticos se dispõem a aprender a nobre arte da política? Quando percebem que ter posições diferentes não dá direito a ser menos educado? Quando é que o povo se dispõe a apreciar, com critérios válidos, os políticos que o servem ou querem servir?”.