Sexta-feira, 13 Setembro 2024
InícioAveiroReitora pressionada a baixar até à propina mínima

Reitora pressionada a baixar até à propina mínima

O presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro, José Ricardo Alves. disse que a propina devia baixar ao valor mínimo de 463 euros e abandonar os 630 euros aprovados no Senado.

O máximo permitido é de 852 euros.

Na abertura do ano académico e depois do discurso da Reitora, o líder associativo dirigiu-se a Helena Nazaré para dizer que deveria convocar o Senado para anular a decisão anterior e aprovar a propina anual de 463 euros. Os 630 euros representa um aumento de cerca de 20% em relação ao ano lectivo passado.

Entretanto, a Associação marcou para esta quinta-feira uma Reunião Geral de Alunos extraordinária de carácter “urgente” no sentido de tomar medidas contra o aumento das propinas.

A RGA está marcada para as 20:30h, no anfiteatro do Departamento de Ambiente com dois pontos na ordem de trabalhos: “Alterações legislativas do ensino superior, Lei de Financiamento/propinas e Medidas a adoptar”.

Na sessão solene de abertura do ano académico, a Reitora optou por dar relevo à política do Governo no sector educativo e particularmente no ensino superior, incapaz, segundo Helena Nazaré, de “entender o papel das universidades”.

De resto, e reagindo ao que designou por “campanha contra as universidades”, a Reitora contrapôs com a necessidade de debater as reformas, acabar com os cortes nas vagas e promover a formação superior.

Notícias recentes