A Recolha e Transporte de Resíduos Urbanos a Destino Final e Limpeza Urbana em Aveiro vai custar mais 486.423,59 euros (+ IVA), um valor a dividir entre 2020 e 2026.
A Câmara aprovou esta semana a contratação de serviços a mais a partir de 1 de julho de 2019, “para fazer face ao aumento crescente de turistas na cidade e consequente aumento da produção de resíduos urbanos indiferenciados“. Um ajuste “pontual sublinha a capacidade para que a prestação de serviços alcance um nível de qualidade muito alto nos próximos meses“. Esta contratação de serviços a mais carece ainda de votação das bancadas partidárias da Assembleia Municipal.
O serviço foi concessionado pela autarquia à empresa Veolia, em Outubro de 2018, por 11.167.193,56 euros (+IVA) durante oito anos.
Para a autarquia, a maior produção de lixo “advém do sucesso da estratégia e opção política de desenvolvimento urbano e turístico e que tem feito aumentar todos os anos o número de visitantes“.
Um comunicado da autarquia acrescenta que “o serviço de recolha porta-a-porta de resíduos verdes e objetos domésticos de grandes dimensões tem também obtido uma procura crescente pelos residentes“.