Num estudo sobre a influência dos abusos estudantis nos espermatozóides durante os festejos académicos, o Grupo de Transdução de Sinais do Centro de Biologia Celular da Universidade de Aveiro e a Clínica Ferticentro – Centro de Estudos de Fertilidade de Coimbra pretendem avaliar o potencial efeito do álcool e drogas recreativas na espermatogénese, tendo como alvo de estudo uma população de jovens do sexo masculino, alunos da Universidade de Aveiro e da Universidade de Coimbra.
Neste sentido, investigadores de Aveiro e Coimbra procuram voluntários para estudo sobre infertilidade.
Segundo comunicado da Universidade de Aveiro, «a influência do consumo de álcool e drogas na função reprodutora permanece pouco clara e difícil de estudar de forma cientificamente válida, por isso mesmo, a Universidade de Aveiro e o Centro de Estudos de Fertilidade de Coimbra estão a desenvolver um estudo para qual solicitam a colaboração dos estudantes do sexo masculino, no período em que decorrem as festas académicas (Enterro do Ano/UA e Queima das Fitas/UC).
A recolha das amostras será feita durante a Semana do Enterro, em Aveiro, e da Queima da Fitas, em Coimbra. Os que quiserem participar ou obter mais informações devem contactar com os investigadores Margarida Fardilha (mfardilha@ua.pt) ou Vladimiro Silva (vladsilver@gmail.com)
Segundo o mesmo comunicado, a infertilidade atinge cerca de 13-18% dos casais e estudos clínicos e epidemiológicos mostram que, em cerca de metade dos casos, esta está associada ao factor masculino. As causas de infertilidade masculina podem ser genéticas, endócrinas, imunológicas e ambientais, apesar do impacto dos factores ambientais não ser completamente conhecido, em particular na população portuguesa. A influência do consumo de álcool e drogas na função reprodutora permanece pouco clara e difícil de estudar de forma cientificamente válida. Contudo, diversos trabalhos apontam para um possível efeito supressor na espermatogénese, que por conseguinte poderá estar relacionado com a infertilidade masculina».

