Durante o Festival Rádio Faneca, de 14 a 16 de junho, no centro histórico de Ílhavo, a emissão de rádio do festival é em FM (103,9), online e ao vivo na praça da Casa da Cultura de Ílhavo, das 10:00 às 20:00, com concertos, discos pedidos, conversas, programas especiais das estruturas culturais, atividades para as escolas e entrevistas com a comunidade e com os artistas.
Durante 30 horas, a emissão será conduzida por Maria Inês Santos, do 23 Milhas, e por Marta Rocha, da Antena 3. Este ano, a emissão conta diretos de Carolina Damas, da Rádio Universitária do Minho, a partir das ruas do centro histórico. Poderão ser enviadas mensagens com discos pedidos. No sábado, a Antena 3 fará uma emissão especial a partir do palco rádio, das 14:00 às 15:00 e 16:00 às 18:00.
Filho da Mãe (dia 14), Redoma (dia 15) e INÊS APENAS (dia 16) atuam no palco Rádio. No mesmo palco, o Clube do Pensamento do Laboratório do Envelhecimento e Ana Pereira, da Xylocopa Books, refletem sobre as «leituras mais felizes das suas vidas e exploram a poesia de Adília Lopes», que, aliás, inspirou o manifesto do festival “Ílhavo a transmitir alegria” “Atrito”, da Associação Reunião Apócrifos Foragidos, é um programa com leitura musicada de poemas de Adília Lopes, com música experimental de Moira.
A estrutura “ondamarela” e a psiquiatra e cantora Inês Homem de Melo conversam no programa “É por isso que a alegria é mais alta”, sobre o papel da música, criação em coletivo e encontro com os outros «enquanto combustíveis da alegria». O escritor Luís Freitas Branco orienta a sessão “Aprende a ouvir, Companheiro”. Há ainda uma conversa sobre os 200 anos da Vista Alegre, o Teatro Ribalta, o Futebol Clube da Vista Alegre e as Festas da Nossa Senhora da Penha de França. O festival é gratuito com mais de 40 concertos, teatro, circo contemporâneo, conversas e jogos para todas as idades.