O fogo abrandou ao cair da noite desta sexta-feira em Albergaria-a-Velha mas os incêndios florestais mantém-se, como também acontece também em Águeda, à espera da noite que pode ser de reacendimentos devido à previsão do aumento da intensidade do vento e foi prolongada a Declaração de Situação de Alerta até às 23h59 do dia 10 de setembro.
Em Albergaria e Águeda ainda estão 638 bombeiros e 195 viaturas nos três incêndios que começaram na manhã de quinta-feira. Durante estes dois dias houve prejuízos materiais, pessoas deslocadas, povoações e empresas cercadas e estradas fechadas ao trânsito.
Os efeitos do incêndio também se fizeram sentir a vários quilómetros na direção do litoral – as imagens difundidas pela NASA mostram a nuvem de fumo, proveniente dos incêndios de Albergaria e Águeda.
Declaração de Situação de Alerta até às 23h59 do dia 10 de setembro
“O Ministro da Administração Interna e o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural assinaram hoje (sexta-feira) o despacho que prolonga a Declaração de Situação de Alerta até às 23h59 do dia 10 de setembro de 2019.
O prolongamento da Declaração de Situação de Alerta resulta dos seguintes fatores:
– As informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera sobre o agravamento das condições meteorológicas para a globalidade do território do Continente;
– O índice meteorológico de risco de incêndio florestal – FWI, calculado e disponibilizado pelo IPMA: elevado, muito elevado ou máximo para os próximos cinco dias;
– A necessidade de adotar medidas preventivas e especiais de reação face ao risco de incêndio.
O despacho hoje assinado prorroga os efeitos e as medidas de carácter excecional previstas no despacho de Declaração da Situação de Alerta de 3 de setembro e no despacho de aditamento de 4 de setembro.
A Declaração da Situação de Alerta determina o imediato acionamento das estruturas de coordenação institucional territorialmente competentes (Centro de Coordenação Operacional Nacional e Centros de Coordenação Operacionais Distritais). “