Domingo, 15 Setembro 2024
InícioAveiroQuercus ameaça ERSUC com Tribunal

Quercus ameaça ERSUC com Tribunal

Se a ERSUC não apresentar à Quercus nos próximos 10 dias úteis o estudo que justifica a incineração de resíduos domésticos na região Centro do país, a associação ambientalista recorrerá aos tribunais.

Esta quinta-feira, a ERSUC “voltou a não fornecer o estudo, apesar de ter sido informada com antecedência que a Quercus viria cá entregar um pedido formal nesse sentido. Consideramos que já tivemos muito mais paciência do que é razoável, e recorreremos para os Tribunais se a ERSUC não satisfizer a nossa pretensão em 10 dias úteis”, diz em comunicado.

A associação pergunta “Porque esconde a ERSUC o estudo com a justificação da opção pela incineradora, em detrimento de soluções mais amigas do ambiente? Será que a ERSUC tem razões para se envergonhar dele? Será que não quer que se saiba o quão financeiramente ruinosa é a incineração?”.

Incinerar foi a solução proposta pela empresa ERSUC para tratar os resíduos sólidos urbanos de 36 concelhos de Aveiro, Coimbra e Figueira da Foz. A empresa justificou a instalação do sistema de queima devido à saturação dos aterros sanitários.

Entretanto, o Secretário de Estado do Ambiente, José Eduardo Martins, pretende estudar as alternativas à queima de resíduos sólidos urbanos, segundo proposta apresentada no encontro com a Quercus.

Notícias recentes