«Museus e Histórias Controversas – Dizer o Indizível nos Museus» é o tema no Dia Internacional dos Museus, com ações de rua e dentro de portas, iontegrando ainda a instalação “Museus de Aveiro, Diz que não diz?”.
Ao longo do cais do Canal Central, entre o Rossio e a frente do Museu da Cidade, os turistas e visitantes podem sentar-se em cadeiras de madeira e «fruir as fachadas do museu da cidade e arte nova e através dum bloco de notas a escrever ideias e reflexões».
A Câmara, que gere os museus de Aveiro, pede mensagens lançando duas questões: «O que dizer aos Museus de Aveiro? Ou o que não dizer?».
No Museu de Aveiro/ Santa Joana, a partir das 14:30h contar-se-ão «Histórias Escondidas e Histórias Extraordinárias» com a primeira visita comentada «Histórias Extraordinárias» pelo Professor Domingos Peixoto que irá explorar a história do Órgão Histórico – Ibérico da Igreja de Jesus (1739) e das «vicissitudes pelas quais passou, em consequência de acontecimentos extraordinários e inusitados que serão revelados ao longo da visita».
Às 17:00h começa a visita comentada «O quotidiano no Convento de Jesus de Aveiro», e às 18:30h a visita temática «Histórias Escondidas». O público é convidado a percorrer diversos espaços da exposição permanente do Museu e a ouvir «histórias controversas que se escondem por trás dos objetos expostos, a par com as histórias da sua existência e às vezes, com as da sua razão de ser no quotidiano conventual».