A primeira pedra da fábrica para produção de biodiesel, empreendimento da MARTIFER que se localizará na área sob a jurisdição do Porto de Aveiro, é colocada esta terça-feira, 17 de Julho, às 17:00h.
“O projecto para o porto de Aveiro pretende replicar precisamente o que estamos a desenvolver na Roménia”, são as palavras do presidente do Grupo Martifer, Carlos Martins
A fábrica terá uma capacidade para produzir 100 mil toneladas de biodiesel a partir da transformação de oleaginosas e a refinaria deverá entrar em funcionamento em Março de 2007 e criar 40 postos de trabalho.
O projecto tem em vista o mercado ibérico e deverá gerar uma facturação anual na ordem dos 70 milhões de euros. Ocupando uma área na ordem dos oito mil metros quadrados, a fábrica ficará instalada junto de duas outras fábricas, uma de pás e uma de aerogeradores para torres eólicas, que a Martifer – através da Repower Portugal – está a desenvolver no Porto de Aveiro, num investimento de 25 milhões de euros.
o Brasil foi escolhido como o maior fornecedor da futura refinaria, que irá trabalhar predominantemente com soja, mamona e dênde.
Em Portugal, a Martifer pretende adquirir óleos de girassol, enquanto a colza será importada da Roménia, onde se encontra em construção aquela que será a primeira refinaria de biodiesel do país, num investimento que ronda igualmente os 16 milhões de euros.
O Ministro da Economia, Manuel Pinho, participa na cerimónia que acompanha o presidente da MARTIFER, Carlos Martins, o Presidente da Câmara de Ílhavo, Ribau Esteves e o Presidente da APA, José Luís Cacho.