É a primeira incubadora europeia de investigação e inovação de saúde mental, bem-estar e felicidade no trabalho, desenvolvida no Centro de Negócios da Área de Acolhimento de Ul/Loureiro, em Oliveira de Azeméis, a inaugurar a 9 de maio.
O plano NIBEL, da ADITREM – Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria «pretende colocar o bem-estar no centro das organizações, apoiando ideias que possam transformar a cultura empresarial e promover ambientes de trabalho mais humanos e saudáveis», afirma Teresa Pouzada diretora não executiva da Adritem. Será uma incubadora para «apoiar ideias que transformem a cultura organizacional e promovam a felicidade e a saúde mental no trabalho».
No dia seguinte à inauguração, dia 10 de maio, o Centro de Negócios – Área de Acolhimento de Ul-Loureiro da incubadora recebe «projetos inovadores na área do bem-estar laboral». Podem ser apresentados projetos até dois participantes, «num ambiente de pressão e tomada de decisões em tempo real no evento “Achas que consegues aguentar?”».
É dirigido a «empreendedores iniciantes, profissionais em crescimento, trabalhadores em transição de carreira, estudantes e jovens profissionais», e funcionará «como um campo de teste para empreendedores que procuram desenvolver as suas competências em resiliência, gestão de stress e liderança, com desafios reais que refletem os altos e baixos do mundo empresarial, de forma interativa e lúdica».