A quatro semanas das eleições autárquicas, a maioria PSD-CDS-PPM, que governa a Câmara, que recandidata Ribau Esteves nas eleições autárquicas de Outubro, é a principal visada nas intervenções dos partidos adversários mas a coligação tem respondido com uma lista de promessas para o próximo mandato.
A partir das «mentiras» a que o candidato Ribau Esteves se referiu sobre intervenções dos seus adversários, PS, BE e CDU respondem com as «mentiras» da coligação, designadamente as promessas por cumprir e impostos e taxas que não baixariam, mas aumentaram. No meio está a recuperação financeira e pagamento de dívidas que a oposição diz ser necessário mas discorda ser à custa da carga fiscal.
Nesta fase de crescendo da pré-campanha, o PS tem defendido a proximidade, a alternativa do ecoturismo, a aposta nas acessibilidades, mobilidade, redução de impostos.
As últimas intervenções da CDU apontam para a degradação dos jardins e roturas na rede de rega e o BE abordou o turismo, esta segunda-feira em conferência de imprensa. O bloquista Nelson Peralta criticou o facto do turismo ser «um jackpot» para as empresas do setor mas «um fardo» para outros.
Além disso, disse que é possível cativar os turistas a ficarem mais tempo em Aveiro se tiverem outras propostas além dos passeios de moliceiro. Apontou, particularmente para a existência de trabalho precário nos tuk-tuks e comboios turísticos, estes sem licenciamento camarário desde há 4 anos.
O alojamento local entra na pré-campanha, com o BE a denunciar «pressões» do sector imobiliário sobre os moradores no centro. O candidato do BE mostrou-se contrário a um parque de estacionamento subterrâneo no Rossio, que “irá dar lucro a alguém mas dá prejuízo à cidade”, considerando que existem alternativas ainda por potenciar.
Nelson Peralta considerou «ridícula» a promessa de Ribau Esteves na entrada em circulação de uma carrinha de 9 lugares para transporte público «a pedido», considerando ser um sinal da derrota na aposta na concessão dos autocarros.
Mas Ribau Esteves tem apresentado outras promessas, as últimas apresentadas esta segunda-feira para as 14 freguesias.