A Bandeira Azul voltará a subir esta quarta-feira na praia de Esmoriz, Ovar, se a descarga poluente no mar deixar de constituir perigo para a saúde pública, conforme decidiram a Comissão da Bandeira Azul e Direcção Regional de Ambiente e Ordenamento de Território do Centro.
Até quarta-feira serão conhecidos os resultados das análises à água do mar, cujas amostras foram recolhidas em Esmoriz e Cortegaça por técnicos da DRAOT.
Nesse dia, conforme os resultados obtidos, a bandeira voltará a ser içada ou não. Mas pelo menos até quarta-feira, como medida de segurança, o mar não deve ser frequentado.
Solução
O actual estado da praia não cumpre os requisitos para manter a bandeira içada. O mar da praia de Esmoriz recebeu uma descarga poluente, concretamente, esgotos que são conduzidos para a barrinha, cuja barreira que a separa do mar abriu uma brecha.
O risco de despejo no mar termina quando a barrinha deixar de receber esgotos, quando a praia deixar de ser ameaçada pela possibilidade de ceder a barreira que a separa da barrinha. Para isso será necessário construir um sistema de condutas para conduzir o saneamento produzido na zona para uma estação em Espinho, segundo projecto da empresa SIMRIA.