Os ministros das Pescas dos 27 países da União Europeia acordaram esta sexta-feira no aumento das quotas de pesca no Mar do Norte referentes ao próximo ano, destacando-se entre as espécies, a possibilidade de capturar mais 30 por cento de bacalhau.
Segundo o site do Governo, o Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva, assumiu estar «francamente satisfeito» com o acordo obtido no Conselho Europeu, concluído esta sexta-feira em Bruxelas, onde Portugal «viu reforçadas as suas quotas para 2009, nas espécies mais importantes para a economia nacional».
Em 2009, Portugal pode pescar mais 13% de bacalhau da Noruega (2605 toneladas) e 1897 toneladas de bacalhau de Svalbard, mais 22%.
Portugal conseguiu aumentar a sua quota de pescada em 15%, face a 2008, para as 2420 toneladas.
Quanto ao carapau, face a uma proposta da Comissão Europeia que previa uma redução da quota em 38,7%, o Ministro Jaime Silva, apoiado em estudos científicos nacionais, conseguiu manter a quota e as zonas tradicionais de pesca dos portugueses.
A CE propunha uma redução de capturas de tamboril, na ordem dos 25%, mas Portugal conseguiu atenuar a quebra para apenas 10%.