Foi publicado esta segunda-feira em Diário da República e no Jornal Oficial da União Europeia o anúncio do concurso público internacional para a construção de um cais acostável de navios no Porto de Aveiro para servir a Unidade de Produção de Estruturas Metálicas Offshore da ASM Industries, com um preço base de 7,3 milhões de euros e um prazo máximo de construção de 330 dias.
A Unidade de Produção de Estruturas Metálicas Offshore da ASM Industries, uma sub-holding da A. Silva Matos está situada no Porto de Aveiro.
O concurso está aberto até 30 de agosto.
A administração do Porto de Aveiro recorda que a 25 de Novembro de 2017, numa cerimónia com a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, foi assinado o contrato de concessão para a construção e instalação de uma Unidade de Produção de Estruturas Metálicas Offshore situada no Porto de Aveiro.
Um contrato “que se integra na Estratégia do Governo para o Aumento da Competitividade Portuária- Horizonte 2026 que o Ministério do Mar lançou em 2016, sendo um projeto estratégico para a concretização de um Cluster Nacional de Energias Renováveis Offshore.
A nova unidade produtiva, que já se encontra pronta a laborar, representa um investimento de 29 Milhões de euros, destinando-se à produção de torres eólicas, peças de transição e fundações offshore. Vai gerar a criação de 105 postos de trabalho.
A localização do Porto de Aveiro e a possibilidade de usufruir de um cais de uso privativo são fatores de competitividade a relevar, sabendo-se que devido às dimensões e peso destes elementos os custos logísticos representam, aproximadamente, 20% do custo no caso de um aerogerador. É pois muito relevante a localização num porto, permitindo eliminar o custo de transferência entre o local de fabrico e o ponto de embarque para efetuar o transporte até ao local da instalação“.