S. João da Madeira é um dos 22 concelhos abrangidos pela PSP para o programa de policiamento de proximidade, dirigido especialmente aos grupos mais vulneráveis da sociedade como são os idosos, crianças, comerciantes e vítimas de violência doméstica.
A PSP mobilizou 200 elementos para reduzir a criminalidade e pata a manutenção da ordem.
Além de S. João da Madeira fazem parte do grupo Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Peniche, Portalegre, baixa do Porto, Abrantes, Montijo, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu, Funchal, Angra do Heroísmo, Ponta Delgada e Horta.
O subintendente Elias, da PSP, disse à Lusa explicou que “o objectivo do programa é permitir que haja mais visibilidade dos agentes policiais na rua no âmbito da prevenção de crimes, sendo um programa dirigido a um público-alvo formado por comerciantes, idosos, menores e vítimas de violência doméstica”.
«O programa vai funcionar com equipas que visam apoiar as vítimas, nomeadamente de violência doméstica, prevenir os crimes contra uma franja da população mais frágil como é o caso dos idosos e ajudar os comerciantes, muitas vezes alvo de roubos e assaltos.»

