Os projectos de empresas de três mulheres de Aveiro foram aprovados, num conjunto de 13 novas empresárias financiadas pelo programa Empreendedoras PME de criação do próprio negócio.
O valor total do incentivo atribuído a estas 13 empreendedoras, cuja transferência bancária se efectua também esta quarta-feira atinge os 60.200 euros. Das 13, três são de Aveiro, seis de Leiria e quatro de Coimbra, apoiadas pela PME Portugal – Associação das Micro, Pequenas e Médias Empresas de Portugal.
A PME Portugal detém a Vice-Presidência da ESBA – European Small Business Alliance, uma confederação europeia que representa 42 associações e entidades ligadas às PMEs, de 22 países
O valor global das duas edições do programa já realizadas ultrapassa os 200 mil euros. Actualmente, decorre a 3ª edição do Empreendedoras PME, com inscrições para novas empreendedoras até Setembro próximo.
As actividades a desenvolver por estas empresárias situam-se fundamentalmente nos serviços, como engenharia, promoção imobiliária, formação empresarial, organização de eventos, elaboração e comercialização de peças artesanais, serviços de tradução, restauração, entre outras.
O Programa Empreendedoras PME dá formação nas áreas de gestão estratégica, de contabilidade, de finanças, de marketing e de mercados, de direito, entre outras.
Nas duas últimas edições, cerca de uma centena de empreendedoras criaram o próprio negócio, no Norte e Centro do país. Até Setembro, encontram-se abertas as inscrições para a 3ª fase da edição de 2006 do Programa Empreendedoras PME. Os distritos abrangidos são Braga, Porto, Aveiro e Leiria.