Sábado, 15 Março 2025
InícioAveiroPlano em Oliveira de Azeméis começa com 20 camas

Plano em Oliveira de Azeméis começa com 20 camas

Terá 20 camas a primeira fase de construção de residências universitárias para estudantes deslocados da Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias da Produção Aveiro-Norte (ESAN) em Oliveira de Azeméis, um polo da Universidade de Aveiro. O concurso lançado para a primeira fase do complexo residencial será a construção da Casa dos Pinhos, na Quinta do Comandante, onde está instalada ESAN.

O valor base do concurso é de 500 mil euros e a construção ficará pronta em 180 dias, resultando de uma parceria entre a UA com a Câmara de Oliveira de Azeméis. O projeto é assinado por Joaquim Oliveira

A empreitada integra o Programa Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis, enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através de uma
A ESAN é o único campus da UA sem oferta de alojamento», diz Alexandra Queirós, Vice-reitora para as Políticas para a Cultura e a Vida nos Campi.

«Torna-se assim necessário providenciar condições de alojamento, com qualidade e a preços acessíveis, para que os estudantes se mantenham na UA, diminuindo o abandono escolar, motivado por questões económicas», afirma.
As fases seguintes serão a reabilitação da Casa do Comandante, a Casa da Eira e a Casa dos Peixes, que «incluem, além dos quartos, zonas de estar/estudo, numa lógica de sustentabilidade social adotada pela a UA para a construção das novas residências. O objetivo é promover a integração plena dos estudantes, fazendo das residências muito mais que um simples dormitório».

Notícias recentes