A execução do I Plano Municipal de Prevenção Primária das Toxicodependências do Concelho de Aveiro é da responsabilidade da Câmara Municipal de Aveiro, Florinhas do Vouga, Centro Social de Azurva e Associação da Comunidade Educativa de Aveiro, que contam com o apoio do Núcleo Distrital do IPDT de Aveiro, do Centro de Saúde de Aveiro e do Centro de Atendimento a Toxicodependentes.
O plano conta com alguns dados do concelho de Aveiro, designadamente, “elevadas taxas de abandono e absentismo escolar associadas a comportamentos de risco, entre os quais se salientam os consumos esporádicos de drogas leves”.
Neste quadro, o plano avança no sentido da prevenção, a começar no ensino básico, com acções de sensibilização e reflexão junto dos professores do 1º ciclo.
Depois, formar e apoiar jovens, “contribuindo para o seu pleno desenvolvimento de forma a que sejam capazes de ultrapassar obstáculos e construir o seu próprio projecto de vida”, segundo a descrição do plano.
O plano prevê “atendimentos psicológicos individuais e de dinâmicas de grupo”, envolvendo as famílias.
A escola é a principal preocupação, onde se verifica uma “elevada taxa de desmotivação e desacreditação na escola e no seu valor, traduzida na incidência do absentismo escolar e/ou abandono frequentemente associados a meios de risco: bairros sociais, meios degradados e onde prolifera a marginalidade”.
As acções Preventivas implica a criação de um ATL, formar e informar professores, acções de formação para jovens e projectos de criação de letras de Rap e actuações.
Entretanto, a Câmara criou um Serviço de Atendimento a Adolescentes para dar resposta a crianças e jovens carenciados, que necessitassem “de avaliação e/ou acompanhamento psicológico”.