Quinta-feira, 12 Dezembro 2024
InícioAveiroPJ/AVEIRO DESMANTELA ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA

PJ/AVEIRO DESMANTELA ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA

O Departamento de Investigação Criminal de Aveiro da Polícia Judiciária anunciou esta terça-feira o desmantelamento de uma organização criminosa que burlou cerca de quatro dezenas de empresas nacionais e estrangeiras em cerca de três milhões de euros.

Uma nota da PJ refere a detenção, esta segunda-feira, de um empresário residente em Alcochete que com outros seis. As detenções resultam de uma investigação, “que decorre há bastante tempo, em articulação com o DCIAP”.

Segundo a Judiciária, “a actividade criminosa do grupo iniciou-se em meados de 2002, com a aquisição de uma firma em S. João da Madeira, com a conivência activa do ex-sócio gerente e registando-a, em seguida, em nome de um indigente, a quem pagaram algumas centenas de euros.

Aproveitando-se do bom nome que a firma detinha no espectro comercial e, sobretudo, bancário, conjugado com os elevados conhecimentos sobre a prática da actividade comercial dos arguidos, durante cerca de um mês, estes vieram a adquirir mercadorias variadas (produtos alimentares, viaturas, empilhadores, materiais de construção, etc.) em todo o território nacional e em Espanha.

Esta estratégia, sabiam eles, daria resultados apenas durante cerca de um mês, o tempo necessário para as empresas lesadas verificarem que os meios de pagamento utilizados (letras de câmbio e cheques pré datados) eram fraudulentos.

Os indivíduos detidos já foram identificados e constituídos arguidos, dois dos quais estão sujeitos a medidas privativas da liberdade”.

Notícias recentes