Sábado, 14 Dezembro 2024
InícioAveiroPCP insiste com plano de emergência para Aveiro

PCP insiste com plano de emergência para Aveiro

O PCP vai insistir com um plano de emergência social para Aveiro, preparando-se para apresentar esta semana na Assembleia da República um projecto de resolução, no âmbito do debate do Orçamento de Estado para este ano.

O documento do PCP já tinha sido apresentado o ano passado e volta a ser dirigido ao Governo, com a actualização de alguns dados.

O PCP diz que o desemprego atinge muito perto das 50 000 pessoas e a protecção social diminui. Apenas 24516 recebem prestações de desemprego.

Cresce o número de beneficiários de rendimento social de inserção e o «número dos pensionistas de invalidez é também preocupante».

Por todo o distrito, segundo o PCP, «várias empresas, ‘à boleia’ da crise económica, procuram retirar direitos aos trabalhadores e destruir postos de trabalho».

Entretanto, «o Governo apoia grandes empresas com dezenas de milhões de euros, não se inibindo algumas delas de continuar a despedir ou a recorrer ao lay-off num clima de total impunidade».

Soluções Segundo o PCP, é preciso um «novo modelo de desenvolvimento para Portugal e para o distrito de Aveiro, centrado na melhoria das condições de vida dos trabalhadores».

Aponta para uma «política que valorize as prestações sociais como direitos reais e não na perspectiva assistencialista, garantindo um verdadeiro combate à pobreza e à exclusão social, de defesa de serviços públicos de qualidade e proximidade, de um Serviço Nacional de Saúde universal, geral e gratuito e de uma Escola pública para todos, de dinamização da economia e do mercado interno, de defesa do aparelho produtivo e de apoio aos micro, pequenos e médios empresários».

Os comunistas querem «melhores salários e do trabalho com direitos, uma política que combata a discriminação salarial entre mulheres e homens que, no distrito de Aveiro, tem dimensão gravosa nos sectores corticeiro e do calçado, com diferenças que chegam aos 100 euros».

Defende ainda a valorização da agricultura familiar, os pequenos e médios agricultores e o crescimento da produção, nomeadamente com medidas de crédito e de escoamento da produção, e que combata o défice agro-alimentar do país, incentivo e apoio à produção, modernização da frota, valorização do produto

O Plano do PCP quer investimentos nas ligações viárias, ferroviárias, energia; a defesa da ria de Aveiro e da orla marítima; a requalificação ambiental, saúde, educação, segurança social, emprego e formação, finanças, agricultura, justiça e segurança das populações.

O documento refere-se ainda ao apoio às iniciativas de emprego, empresas, as actividades e o investimento produtivos, a qualificação dos serviços à população, de ordenamento do território, de saneamento básico, de fornecimento de água e de defesa do património, formação recursos humanos, tendo em conta as especificidades e necessidades do tecido produtivo.

Notícias recentes