Um avião “fireboss” fez testes de abastecimento de água na Pateira de Fermentelos, esta segunda-feira, numa pista que vai «permitir que, pela primeira vez, meios aéreos desta envergadura recorram a este recurso hídrico em caso de incêndio na região”.
O teste foi uma ação da Câmara de Águeda, Junta de Freguesia de Fermentelos, Bombeiros de Águeda e Protecção Civil
A pista de 1.100 metros de comprimento e 120 metros de largura, é um corredor de pista que vai permitir uma ”maior rapidez e capacidade no combate ao incêndios florestais na região”, segundo a autarquia.
Segundo António Ribeiro, Comandante operacional distrital do CDOS de Aveiro da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, “a eficácia dos meios aéreos e a proximidade que têm para o ‘scooping’ (momento em que o avião enche o depósito de água no recurso hídrico) rentabiliza toda a operação de combate aos incêndios”.
Sem esta pista, em caso de incêndio na região de Águeda e concelhos próximos, os pontos de abastecimento mais próximos são o porto de Aveiro, a Barragem de Ribeiradio e a Barragem da Aguieira, a 2 ou 3 horas de voo.
Agora, “fica mais perto” o abastecimento de água no combate aos fogos em “toda esta mancha a poente da Serra do Caramulo, envolvendo outros concelhos, e até Agadão”.