Cavalos de desportos, gado leiteiro e as raças autóctones de Aveiro, de carne marinhoa e arouqueasa são os principais produtos que a a Agrovouga tem para oferecer até 13 de Julho, no Parque de Exposições de Aveiro. No primeiro dia,a manifestação da praxe.
Os cavalos de Aveiro são os melhores do país com aptidões para desporto as provas da Agrovouga são as mais importantes do campeonato, diz Carlos Mendes, presidente da Associação de Criadores de Cavalos de Aveiro enquanto que os produtores de carne desafiam a provar as especialidades de carne.
Mas o espaço da Agrovouga tem vários pontos de interesse. Um modelo de uma quinta, com os animais cercados, ponto de água e circuitos para simular uma zona rural, tem um bar do leite (novidade), um museu das alfaias agrícolas, jogos populares, concursos, provas desportivas e colóquios temáticos sobre o sector.
Também tem um dia de tourada
No total, passam pela feira cerca de 3000 animais, com cerca de 60 expositores presentes, a maquinaria usada na exploração agrícola e inúmeros produtos e artigos associadas, além de outras espécies animais.
Manif anual
A seguir à abertura oficial, a visita que se segue à feira foi interrompida pela manifestação anual de agricultores. Este ano percorreram a cidade entre o edifício do Centro Distrital da Segurança Social e a entrada do parque de feiras.
A manifestação deste ano esteve particularmente motivada pela recente reforma da Política Agrícola Comum que apontam como fonte de problemas para a agricultura portuguesa e particularmente a especificidade da agricultura praticada no distrito de Aveiro.
Os agricultores pediram a intervenção do Governo no sentido do consumo de produtos nacionais, apoio à produção e forçar os organismos da União Europeia a aumentar a quota de produção de leite.