Quinta-feira, 22 Janeiro 2026
InícioAveiroOrçamento da Câmara de Aveiro aprovado

Orçamento da Câmara de Aveiro aprovado

A oposição do PS e Chega votaram na abstenção esta terça-feira e a coligação PSD-CDS já tem orçamento de 2026 aprovado, de 199.975.775 euros, com um saldo
que transita de 2025, de 51,3 milhões de euros, garantindo a «continuidade de investimentos já em execução e a previsibilidade necessária ao planeamento e à execução de obras», segundo a Câmara. Os documentos carecem ainda de aprovação da Assembleia Municipal.

O serviço da dívida bancária atinge os 4,8 milhões de euros e “outras dívidas e compromissos” 15,9 milhões de euros.

Será o ano do reforço do apoio «às famílias e às pessoas mais vulneráveis», como as sem-abrigo enquanto na habitação o orçamento prevê 11,5 milhões de euros para aumentar a oferta de casas. Será também o ano do regresso do carnaval na Ria e da videovigilância em locais públicos para «reforçar a segurança e apoiar a prevenção da criminalidade»

Continuam os investimentos, «cofinanciados pelo Portugal 2030 (UE)» na educação, requalificação e ampliação de jardins de infância e escolas básicas e a construção da nova Escola Secundária Homem Cristo; reabilitação urbana, «intervenções em estradas, ciclovias e no Bairro da Beira-Mar»;  eficiência energética, qualificação do Museu Santa Joana; criação e requalificação de espaços verdes, como o Parque Infante D. Pedro e Parque Urbano das Barrocas.

A Câmara espera que no ano de 2026 avancem as obras do Baixo Vouga Lagunar, o Eixo Rodoviário Aveiro–Águeda e a Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Nossa Senhora de Fátima, com apoio de fundos europeus. Com «capitais próprios», avançará a qualificação urbana e rede viária, em passeios, calçadas e drenagem urbana; a construção do Pavilhão-Oficina junto ao Estádio, a reabilitação do Estádio e a nova piscina municipal; a valorização dos canais; qualificação de parques e espaços verdes; promoção da biodiversidade; expansão de ciclovias de áreas pedonais e carregadores elétricos e a eletrificação dos moliceiros.
No corredor estação-Av. Lourenço Peixinho–Rossio, a Câmara pretende fazer «correções que melhorem a fluidez, a segurança e a articulação entre os diferentes modos de transporte» e nos autocarros e ferry irá fazer uma «avaliação dos serviços».

Notícias recentes