Em Aveiro, Braga, Vila Nova de Gaia e Lisboa a operação desta quarta-feira da Polícia Judiciária visou o desmantelamento da organização criminosa mafiosa “Ndrangheta”, originária da cidade italiana de San Luca, em Régio-Calábria, «a maior organização policriminal daquele país, ligada ao Primeiro Comando da Capital do Brasil, responsável pelo tráfico de grandes quantidades de cocaína para a Europa e de armas, posse ilegal de armas, fraude e evasão fiscal, branqueamento de capitais e corrupção».
Foi detido um homem, de 62 de idade, de nacionalidade italiana, indiciado por associação criminosa, branqueamento de capitais, e tráfico de estupefacientes e foram apreendidos «vastos elementos de prova, documentos, viaturas e cerca de meio milhão de euros), e arrestou ativos de nove sociedades comerciais, incluindo cinco estabelecimentos de restauração.
A operação internacional resultou da detenção de «108 suspeitos ligados à organização mafiosa».
A rede é «liderada por famílias poderosas da Calábria, envolvidas durante décadas em episódios de violência entre clãs, com vários confrontos armados em San Luca, que culminaram em tiroteios em massa em Itália e no estrangeiro, com particular destaque para o massacre de Duisburg, na Alemanha, em 2007».
A operação internacional desenrolou-se na Europa, nomeadamente em Itália, Alemanha, Espanha, França, Bélgica, Eslovénia, Roménia, e ainda Brasil e Panamá.

