Há 11 jovens refugiados sírios que frequentam a Universidade de Aveiro e o ex-Presidente da República Jorge Sampaio agradeceu esta terça-feira este apoio.
Os estudantes frequentam a UA no âmbito da Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios, uma iniciativa de Jorge Sampaio que disse estar “muito grato” pela colaboração da UA naquela Plataforma.
As universidade de Aveiro e do Porto são as que têm recebido mais estudantes sírios. Entre as mais de 90 nacionalidades os estudantes sírios “têm um desafio adicional que é o facto de serem refugiados. Mas na Academia de Aveiro temos feito tudo para os integrar e para lhes dar todas as condições para aqui terem o maior sucesso”, disse o Reitor Paulo Jorge Ferreira.
INFO UA
A Plataforma Global para os Estudantes da Síria, criada em 2013 com a parceria do Conselho da Europa, da Liga Árabe, do Instituto Internacional de Educação, da União para o Mediterrâneo e de alguns Governos nacionais, já permitiu o acolhimento em Portugal (e a continuação dos estudos) de mais de uma centena de estudantes da Síria, e apoiou com bolsas várias dezenas, em países como a Jordânia, o Líbano e a Alemanha.