A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro vai avançar, esta semana, com obras para salvaguardar as condições de segurança da antiga Cerâmica Rocha, um edifício que irá albergar o futuro Museu de Olaria e Grés, em Oliveira do Bairro, noticia o JN.
«Segundo o vereador das Obras, António Mota, “dentro de dias começará a ser colocada uma vedação em chapa que impedirá a entrada de desconhecidos no interior da velha cerâmica”.
As obras são recomendadas por um grupo de peritos que fez uma vistoria ao local, após várias denúncias de que a cerâmica corria risco de derrocada. O relatório técnico afasta, para já, o perigo de derrocada eminente da fachada principal do edifício, mas alerta para o risco de queda das paredes interiores do escritório.
Fornos em risco
O grupo de peritos, formado por dois engenheiros da Câmara Municipal e pelo comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro, a representar o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, recomenda “uma intervenção num período de um a dois anos, caso contrário, poderá haver um colapso da cobertura e danificar os fornos ou outros elementos que se pretendam preservar”.
Os peritos recomendaram ainda a vedação da Rua da Estação, na frente da antiga fábrica, no sentido de proteger os peões da eventualidade de qualquer queda de objectos.» (JN)