Segunda-feira, 9 Dezembro 2024
InícioAveiroObras na ponte da Barra prometem caos ao domingo

Obras na ponte da Barra prometem caos ao domingo

O reforço da segurança da ponte da Barra tem, no entanto, a curto prazo, alguns custos para os utentes, nomeadamente para os que fazem das praias de Ílhavo um destino de fim-de-semana, noticia o JN.

«Não estão em causa os três meses de Verão, mas os que os antecedem, particularmente Maio e Junho, períodos já quentes que chamam milhares de pessoas à Barra e Costa Nova.

Ribau Esteves admite que possa haver congestionamentos nos sábados e domingos de Maio e Junho, “mas não há alternativa”, refere. “Prolongamos o tempo da obra, de um para dois anos, para evitar congestionamentos no Verão, mas antes e depois, a programação da empreitada não permite mais cedências”, afirma.

Normalidade no Verão

A estratégia para contornar o Verão passa por manter as quatro faixas de rodagem (duas em cada sentido) em Julho, Agosto e Setembro. Antes e depois – e este “antes” é a partir de Maio, logo após os trabalhos de preparação da obra – apenas estarão disponíveis duas faixas de rodagem (uma em cada sentido). É a fase em que pode haver congestionamentos. As obras que obriguem a um corte total dos acessos à ponte serão realizadas à noite.

A reparação e o reforço estrutural da ponte é o objectivo da empreitada, tendo em vista “estancar o mecanismo básico de degradação da estrutura”, que, de acordo com a Estradas de Portugal, “consiste na corrosão das armaduras causadas pela acção dos iões de cloreto transportados por via aérea e, também, por contacto com a água salgada da ria”. Durante a empreitada, será também efectuado o alargamento do tabuleiro, em 80 centímetros, para permitir a passagem de peões e ciclistas, ficando ambos protegidas por rails. Também a iluminação sofrerá alterações. Os postes vão desaparecer, ficando as lâmpadas colocadas nos lancis.» (JN)

Notícias recentes