As obras de reabilitação e recuperação da antiga Capitania do Porto de Aveiro – com um orçamento de 260 mil contos – começam no dia 21 de Janeiro.
O projecto da obra, que deverá durar cerca de um ano, é da autoria do arquitecto Silva Dias, numa intervenção para “transformar aquelas instalações em Sala de Visitas da cidade e Sala de Plenário da Assembleia Municipal de Aveiro”, segundo um comunicado da autarquia.
A Câmara é proprietária do edifício, conforme o protocolo assinado com o Ministério da Defesa.
A Câmara avisa que a obra irá provocar “algumas condicionantes à circulação naquela zona”, designadamente, provocado pelo estaleiro que vai ocupar a zona do passeio e parte da faixa de rodagem da Av. Dr. Lourenço Peixinho. A alternativa à faixa ocupada passa pelo desvio das duas faixas de circulação no sentido Ponte-Praça / Estação da CP para o separador central, o que obrigou à retirada, “provisória” das árvores.
Segundo o Projecto de Reabilitação, “a fachada Poente da Capitania será recuperada mantendo o esquema cromático, os elementos decorativos e a relação volumétrica com a cobertura; a fachada Norte, sobre a Avenida Dr. Lourenço Peixinho, dado o seu estado de degradação, será desmontada e fielmente reconstruída; e a fachada Sul, sobre o Canal, que ameaça ruína, terá um novo desenho com elementos decorativos relacionados com a fachada Poente”.
O arquitecto Silva Dias é Professor da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e o responsável pela recuperação do Edifício dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa após o incêndio”.