Terça-feira, 10 Setembro 2024
InícioAveiroNovo tarifário de transportes

Novo tarifário de transportes

O novo tarifário para os transportes públicos municipais (rodoviários e fluvial) que a Câmara aprovou ainda se encontra em negociação com o concessionário Transdev / ETAC / Aveirobus, e carece de visto do Tribunal de Contas, mas a Câmara anuncia a entrada em vigor a 1 de agosto

De forma global, «o tarifário base tem uma atualização com subida dos seus valores, sendo que o preço a pagar pelos utilizadores, nomeadamente os regulares, tem redução, algumas delas de valor muito expressivo». Por exemplo, o passe social da Zona 1, baixa de 19,50 para 15 euros, sendo o valor do tarifário base de 32,35 euros. O bilhete pré-comprado de dez viagens baixa dos 8 para 7 euros

As «únicas tarifas que serão revistas em alta, correspondem ao transporte fluvial de cariz singular, ida e volta e bilhetes de dez viagens». O bilhete de ida e volta fluvial, aumenta de 3,35 para 3,90 euros, a tarifa de viatura ligeira, aumenta de 6,20 para 7,20 euros, as caravanas de 12,55 para 14,55€ euros. Os utilizadores regulares do transporte fluvial pagarão 15 euros, menos 4,50 euros. As carreiras diurnas no horário de inverno, passam de 246 para 283; no verão de 208 para 296 e ao fim de semana de 168 para 234. Foi proposta uma «nova linha urbana circular ao centro da Cidade de Aveiro, com partida e términus na Estação da CP, em circuitos de 30 minutos, que inclui a passagem pelo Cais de São Roque, Universidade de Aveiro, Centro de Congressos de Aveiro e zona urbana da Forca-Vouga. ~ A Câmara pretende «dar resposta ao crescimento do número de habitantes e turistas, o acolhimento de imigrantes, aumento de estudantes universitários e do número de clientes das superfícies comerciais, o envelhecimento da população e a diversificação dos horários de trabalho e o desenvolvimento económico, social e urbano».

A proposta quer reforçar frequência das carreiras diurnas, horários noturnos, criar uma nova linha urbana para cobrir novas zonas e aumentar a periodicidade de circulação ao fim de semana. A autarquia destaca a redução dos preços dos passes mensais da AveiroBus e a redução dos preços dos bilhetes pré-comprados de dez viagens.

Também a 1 de agosto, começa a operar a BusWay, a nova concessão da CIRA para transporte intermunicipal e a revisão de preços «evita a criação de disparidades nos preços das duas redes para circuitos e títulos iguais ou similares, o que acontece apenas no Município de Aveiro».

Notícias recentes