Um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro desenvolveu um sistema que realiza a «gestão de informação para veículos autónomos e conectados (CAV) que analisa em tempo real as condições de tráfego com base num vasto conjunto de dados, permitindo a identificação de situações de vulnerabilidade crítica e a otimização do comportamento de condução».
A UA pediu o registo internacional da patente da tecnologia desenvolvida que «promete trazer benefícios significativos» como na melhoria da qualidade do ar devido à redução das emissões de poluentes e a «otimização dos fluxos de tráfego também é um ponto crucial, pois permitirá uma circulação mais eficiente e menos congestionada nas cidades, além de contribuir para a redução da poluição sonora».
Segundo comunicado da UA, «com a crescente presença de veículos autónomos e conectados nas estradas, a intervenção humana na condução tende a diminuir, o que pode reduzir significativamente os comportamentos inadequados ao volante, uma das principais causas de acidente».
A tecnologia desenvolvida pretende «mitigar esses riscos ao promover um fluxo rodoviário mais sustentável e seguro, contribuindo para a diminuição da sinistralidade nas vias».