A Associação de Municípios da Ria apresenta esta quinta-feira um novo plano, designado por Unir@Ria – Plano Intermunicipal de Ordenamento da Ria . A apresentação está marcada para as 10:30h, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, com a participação do Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Machado Ferrão.
O líder da AMRia, Ribau Esteves, tem alguma expectativa para com este plano e para esta sessão admitindo que possa «ser muito importante para a definição do futuro novo modelo de gestão da ria de Aveiro», disse, em declarações à Aveiro FM. O modelo encontra-se em desenvolvimento com base na Lei da Água.
Segundo o site da AMRia, «o Plano Intermunicipal pretende estabelecer orientações de uso integrado para o território abrangido, definido, simultaneamente as infraestruturas e equipamentos necessários no âmbito da requalificação e protecção ambiental, apontando para estratégias orientadoras da prática de actividades turísticas, de lazer, recreio e actividades culturais, análise das acessibilidades e transportes terrestres, infra-estruturas náuticas e transportes fluviais, como ainda apontar para a protecção do património, cultural e paisagístico, arqueológico e subaquático.
Um plano, ainda segundo o site, «que estabeleça as dinâmicas de interacção e de alteração da Ria», o que permitirá estimar o grau de alteração que uma dragagem possa vir a ter para o equilíbrio do ecossistema da Ria (testar cenários aerodinâmicos da Ria).