A Universidade de Aveiro arranca no próximo ano lectivo com um novo Mestrado em Governação, Competitividade e Políticas Públicas (MGCPP), com carácter integrado e multidisciplinar.
O novo mestrado «permitirá adquirir competências para desenvolver trabalhos nas áreas mais clássicas ligadas à administração e gestão públicas, e, ao mesmo tempo, em novos campos profissionais, nomeadamente na análise das políticas públicas, na gestão de organizações políticas e cívicas e na assessoria, auditoria e consultadoria ao sector público», segundo comunicado da UA.
Está integrado na Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas da UA (SACSJP), em articulação com áreas do conhecimento do Departamento em Economia, Gestão e Engenharia e Industrial (DEGEI), o curso de Mestrado em «Governação, Competitividade e Políticas Públicas», oferecendo três áreas/ramos de especialização: «Políticas Sociais, Cidadania e Governo Digital», «Gestão e Avaliação de Serviços Públicos» e «Competitividade e Tecnologia».
É dirigido principalmente a estudantes que possuam um diploma de 1º ciclo nas áreas da Administração Pública, Economia, Engenharia e Gestão, assim como em Ciência Política, Ciências Jurídicas e Relações Internacionais e que procurem uma formação mais especializada no domínio da Governação, Competitividade e Políticas Públicas. É igualmente dirigido a estudantes de pós-graduação com formação de base no âmbito geral das Ciências Sociais, da Comunicação e das Humanidades.
Procura «apetrechar os estudantes para analisar os principais conceitos, teorias e instrumentos ligados a um novo campo estratégico e interdisciplinar que articula Governação, Competitividade e Políticas Públicas, adquirir competências necessárias a uma análise dos fenómenos político-económico-sociais e fornecer conhecimento teórico e bom domínio dos métodos, ferramentas e instrumentos capazes de permitir a operacionalização das políticas públicas».
Os mestrandos serão, ainda, «preparados para reflectir criticamente acerca das implicações éticas, sociais e estratégicas da acção e intervenção política e, de modo especial, das políticas públicas, e acerca do papel das instituições na formulação, implementação e avaliação das políticas públicas e sua relação com a competitividade e a governação. Será desenvolvida e fortalecida a capacidade de intervir de forma adequada e inovadora em todas as dimensões da cidadania, em especial nos domínios político, económico, social, mas também administrativo e do governo digital e de gestão nos âmbitos da sociedade portuguesa e internacional».
Para além das saídas clássicas ligadas à administração e gestão públicas, «visam também preparar os mestrandos para novos campos profissionais, tais como, a análise das políticas públicas, a gestão de organizações políticas e cívicas e a assessoria, auditoria e consultadoria ao sector público».
Segundo a UA, «o projecto educativo e científico subjacente a este curso visa fomentar o desenvolvimento das bases teórico-conceptuais e instrumentais indispensáveis à análise, compreensão e avaliação crítica dos fenómenos sociais, económicos e políticos nas suas diversas dimensões e interacções. A organização do Mestrado, nas três áreas de especialização em que se estrutura, procura articular de forma interdisciplinar os três domínios presentes na denominação do Curso com os novos “territórios” de cruzamento».