Entre despesas com a introdução de novas bicicletas, construção de novos parques, criação de roteiros e sua divulgação, a MoveAveiro prevê gastar cerca de 30 mil euros por ano no novo projecto das Bugas (Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro) para a cidade, noticia o Diário de Aveiro.
«Tudo se iniciou a partir da ideia de ser possível utilizar a Buga em qualquer local da cidade, depois a sua utilização passou a obrigar ao seu levantamento e posterior entrega no mesmo local, após utilização. «Esta solução não nos parece que tenha corrido muito bem, até porque estava a limitar o número de pessoas que a utilizava», observou Pedro Ferreira, vereador da Câmara Municipal de Aveiro.
Um certo regresso às origens é o que defende o autarca e presidente do Conselho de Administração da MoveAveiro, empresa que hoje comemora o seu primeiro aniversário. «A ideia do “carrinho de supermercado”: levanta num parque e deixa no destino», concretizou. Entre as vantagens, o vereador da Juventude apontou «a maior mobilidade entre os espaços e a maior simplicidade na utilização por parte de quem visita a cidade».
Por outro lado, o novo figurino da Buga pretende torná-la financeiramente auto-sustentável. «A ideia é voltar a colocar publicidade nas Bugas, de forma que elas se paguem a si próprias e depois poderemos partir para novos projectos», acrescentou Pedro Ferreira.
Entre as novas iniciativas, o responsável avançou que o objectivo é alargar o número de Bugas até ao número de alunos do parque escolar.
Neste momento, conforme afiançou, «temos apenas 30 Bugas disponíveis e com os novos parques que vamos instalar em diversos pontos da cidade, tentaremos ter sempre 150 disponíveis de um total de 300». A MoveAveiro e Câmara Municipal de Aveiro pretendem criar novos locais para aparcar as Bugas, nomeadamente junto de hotéis, do canal central ou dos museus da cidade, de modo a que se estabeleça uma espécie de roteiro da Buga para quem visita a cidade.
Outra ideia nova ontem avançada durante a conferência «A Bicicleta, a Mobilidade e o Desenvolvimento Sustentável», que decorreu no auditório da Assembleia Municipal de Aveiro, para assinalar também o sexto aniversário da bicicleta mais famosa de Portugal, foi a criação das «Escolinhas Buga». Pedro Ferreira explicou que a sua aplicação prática depende de «parcerias com Agrupamentos de Escolas e eventualmente com um fabricante interessado em oferecer as bicicletas mais pequenas para as nossas crianças aprenderem a andar». O autarca reputou a ideia de muito importante para «começar cedo com a sensibilização ecológica».
A Buga (Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro) iniciou-se em 2000, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável do novo milénio. De acordo com Pedro Ferreira, a nova Buga deverá surgir até final do ano lectivo.» (Diário de Aveiro)