Quarta-feira, 11 Setembro 2024
InícioAveiroNovo Falhanço na Venda de Terrenos

Novo Falhanço na Venda de Terrenos

A Câmara de Aveiro falhou esta segunda-feira a operação de venda de terrenos do Plano de Pormenor do Centro, junto ao Centro Cultural e de Congressos, que previa um encaixe de cerca de 25 milhões de euros, apenas conseguindo alienar um lote na zona da Forca Vouga conseguindo uma receita de 1,1 milhões de euros.

O lote, adquirido pela Civilria, situa-se próximo da Cliria, e é destinado à construção de um edifício de cinco andares e um recuado e outro abaixo do solo. A área total é de 630 metros quadrados com possibilidade de uma edificação com ocupação de 3.693,75 metros quadrados.»

Em Setembro, último, ainda com os socialistas na presidência da Câmara, os mesmos terrenos foram a hasta pública, mas também não foram vendidos.

A actual maioria justificou o insucesso na operação pela conjuntura. «A altura não era a melhor», disse o presidente Élio Maia, alegando a crise económica e o facto de atravessar um período de férias.

A alienação das 11 parcelas – do PP do Centro e da Forca-Vouga- foi aprovada pela Câmara em Julho último. Com um encaixe previsível de 24.751 milhões de euros, a base de licitação para cada terreno seria desde os 1,318 aos 4,548 milhões de euros.

Cada lote varia entre os 894 e os 3.054 metros quadrados e destinam-se à construção de 404 fogos de habitação, serviços, comércio e 650 lugares de estacionamento

Quase todos os edifícios terão seis pisos, com excepção de um, na zona do barreiro (próximo do Centro Cultural e de Congressos) que será uma torre com nove andares.

Tal como foi definido em Julho, no caso dos terrenos não fossem vendidos, em hasta pública, como aconteceu, de facto, a autarquia pode vender fazê-lo directamente a particulares, como virá a acontecer .

Em Julho, a Câmara referiu que «pretende com esta alienação não só avançar para a edificação de uma zona importante e central da cidade, cujo plano já é de todos conhecido, bem como resolver situações de encargos dos leasings desta área».

O Plano de Pormenor do Centro envolve14 lotes, um já em construção e três foram do conjunto dos 10 lotes do PP-Centro estão divididos em cinco sectores, limitados pela Avenida Central, Rotunda do Oita, Avenida Comandante Rocha e Cunha e o barreiro junto ao Centro Cultural e de Congressos.

Nesta zona prevê-se a construção de 2.117 fogos de habitação e 4.820 lugares de estacionamento, além de espaços para comércio, serviços e lazer.

Notícias recentes