Com a aprovação da nova empresa “Ria Viva e Litoral da Região de Aveiro”, que substitui a “Polis Litoral Ria de Aveiro”, serão aplicados 90 milhões de euros na Ria de Aveiro, na Pateira de Fermentelos, Zona Costeira Atlântica e quatro rios. A área de intervenção passa a integrar os rios Vouga, Águeda, Cértima e Levira e, no «que respeita ao valor total do investimento (a aplicar pelos municípios, Governo, fundos comunitários e Fundo Ambiental), é de cerca de 90 milhões de euros», segundo a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, composta por 11 câmaras municipais.
A continuação do investimento «na qualificação e valorização da Ria de Aveiro foi conseguida «após um longo e muito difícil processo negocial, iniciado com o Governo anterior e terminado com o atual, segundo o mesmo comunicado.
Aos dez municípios que já integravam a Polis Litoral da Ria de Aveiro – Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos – «junta-se agora o município de Anadia, ficando com plena justaposição a área de intervenção da Ria Viva à da CIRA».
……………