A Câmara de Estarreja e a Escola Secundária de Estarreja assinam esta quarta-feira, 3 de Janeiro um protocolo no âmbito do Centro de Novas Oportunidades do Antuã (CNO), às 15:00h, no edifício da Escola Conde de Ferreira / Paço.
A assinatura do protocolo, com a duração de quatro anos, realiza-se no dia do quarto aniversário da criação do Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências do Antuã – CRVCC.
Aquele centro é uma «referência na formação e certificação das competências e conhecimentos dos cidadãos menos escolarizados», segundo uma nota da autarquia, cuja área de influência se estende até Murtosa e Ovar.
O Centro de Novas Oportunidades do Antuã já registou a inscrição de 1186 formandos, 841 já iniciaram o processo de reconhecimento de competências e 264 obtiveram a respectiva validação.
Para a autarquia «torna-se uma actividade crescente onde o número de pessoas certificadas nos vários ciclos de escolaridade obrigatória, vai aumentando de forma consolidada, cujo mérito, para além do trabalho individual dos formandos, é reflexo do excelente trabalho da equipa do projecto».
Segundo a Câmara, o próximo objectivo passa por «logo que as alterações legislativas se efectivem, de alargar a certificação e validação das competências até ao 12º ano, cujas solicitações de quem termina a escolaridade são em grande número».