Quinta-feira, 23 Janeiro 2025
InícioAveiroNova terapêutica salva vidas na Feira

Nova terapêutica salva vidas na Feira

A quimioterapia associada ao fármaco cetuximab aumenta significativamente a taxa de resposta e, consequentemente, o número de doentes com cancro no intestino candidatos a cirurgia potencialmente curativa, uma terapia que está a salvar vidas no Hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira.

Francisco Pimentel, Director de Oncologia do Hospital São Sebastião, Santa. Maria da Feira, tem esperança nesta técnica: “pensamos que nos doentes com boas condições biológicas e relativamente jovens (30 a 40 anos) esta estratégia pode resultar numa maior taxa de sucesso. Só no Hospital de São Sebastião surgiram, em 2006, 150 novos casos de Cancro Colo-Rectal e em 6 doentes tivemos uma taxa de eficácia clínica de 100% na redução das metástases. Temos grandes esperanças sobre esta nova terapêutica”.
Esta nova terapêutica – quimioterapia antes da cirurgia, combinada com cetuximab – está a salvar muitas vidas. Os médicos utilizam esta técnica para diminuir as lesões do fígado, tornando possível a sua remoção cirúrgica (downsizing para ressecção de metástases hepáticas), o que pode oferecer um verdadeiro potencial de cura.

Este tumor mata, em média, 10 portugueses por dia, com uma ocorrência de 5.500 novos casos todos os anos.

Especialistas nacionais e estrangeiros reúnem-se, a 10 de Março, no Hotel Savoy, Funchal, para debater esta técnica revolucionária no tratamento do cancro do intestino.

Uma reunião científica para juntar cirurgiões e oncologistas para discutir avanços médicos e cirúrgicos na área do cancro Colo-Rectal (cancro do intestino e do recto) e as melhores estratégias de combate a este carcinoma. Será também discutida a eficácia do fármaco cetuximab, quando associado à quimioterapia e o seu papel como ‘aliado’ da cirurgia.

O Simpósio contará ainda com a participação do Prof. René Adam, Director do serviço de Cirurgia do Hospital Paul Brosse, em Villejuif, França, que já tratou mais de 130 doentes com cetuximab e conseguiu aumentar a taxa de ressecção hepática de 14% para 19%, um valor muito significativo para este grupo de doentes.

O papel do cetuximab nesta área, vai aumentar significativamente a eficácia da quimioterapia e o número de doentes que vão poder beneficiar de ressecção hepática, ampliando assim a percentagem de cura e a esperança de vida nos doentes com Cancro Colo-Rectal.

Notícias recentes