Segunda-feira, 9 Dezembro 2024
InícioAveiroNova biblioteca em Estarreja

Nova biblioteca em Estarreja

Abriu esta segunda-feira a nova Biblioteca Municipal de Aveiro, integrada na Rede Pública de Bibliotecas Municipais.

Foi inaugurada este sábado, com a participação do Ministro das Cidades, Administração Local, Habitação e Desenvolvimento Regional, José Luís Arnaut.

Oferece uma sala de leitura infanto-juvenil, um espaço de animação infantil, sala de leitura de adultos, secção áudio/vídeo e multimédia, espaço de exposições, uma ala polivalente, jardim e 15 postos de consulta multimédia e acesso à Internet.

Entre os serviços disponíveis conta-se a consulta local, empréstimo domiciliário, informação à comunidade, serviço de referência, serviço de auto formação, reprografia, animação e hora de conto.

A biblioteca oferece ainda um fundo documental de 25 mil obras, entre colecções de livros, periódicos e documentos áudio, vídeo e multimédia que acompanham as correntes actuais da literatura, da ciência e das artes.

O Fundo Local e Regional é um repositório de documentos e publicações da região de Estarreja e dos seus autores.

O Ciclo de abertura inclui um programa de um dia por semana para as escolas durante 25 semanas, a Hora do Conto para a Educação Pré – Escolar; visitas e animação com as colectividades; incentivo à leitura: feiras do livro temáticas, debates, lançamentos de obras literárias; projectos e acções de difusão do livro e do autor e apresentação do software GIB gratuito para as Bibliotecas Escolares.

Um Catálogo Colectivo Virtual apresenta uma base de dados do Arquivo da Biblioteca Municipal, Arquivo Municipal, espólio documental da Casa Museu Egas Moniz, pólos da Biblioteca e bibliotecas escolares.

A biblioteca, resultado da recuperação do edifício da Casa dos Leites, custou 1.836.244 euros, foi financiada pela EU em 67% e em 23% pelo Governo, sendo que a autarquia suportou 10% da obra.

“A Câmara paga ainda metade dos custos do mobiliário e equipamento sendo a outra metade financiada pelo Governo, através do Instituto Português do Livro e da Biblioteca, e a aquisição dos títulos”, segundo uma nota da Câmara.

Segundo o presidente da Câmara, José Eduardo matos, “nós precisamos mesmo deste equipamento. Com esta obra consolidamos as bases do desenvolvimento sustentado do Município que nos orienta e motiva”.

Entretanto, está em curso a recuperação do Cine Teatro de Estarreja, “onde pretendemos sediar a animação cultural do Município”, disse ainda o autarca que salienta ainda a renovação do Museu Egas Moniz.

Notícias recentes