Sexta-feira, 14 Novembro 2025
InícioAveiroNATO testa drones na Universidade de Aveiro

NATO testa drones na Universidade de Aveiro

A NATO – Organização do Tratado do Atlântico Norte realizou testes, esta quarta-feira, na Universidade de Aveiro (UA), na Zona Livre Tecnológica de Aveiro (ZLT Aveiro), um sítio de «experimentação e validação tecnológica», segundo João Veloso, vice-Reitor para a Cooperação Universidade-Sociedade. Nomeadamente, testes de drones sobre a pista de atletismo da UA.

A NATO usou esta ZLT, uma área dedicada à «experimentação e ao teste, em ambiente operacional, de tecnologias e sistemas de comunicação e de eletrónica», gerida pela UA.
No dia seguinte, esta quinta-feira, a NATO debateu «tópicos sobre a utilização de drones em contextos de defesa e proteção civil», num encontro no Teatro Aveirense sob o tema “A utilização de drones na defesa, vantagens e contramedidas».

A ZLT pretende dinamizar o «tecido empresarial nacional e internacional, nomeadamente europeu, sendo a UA a entidade responsável pela sua gestão, operação e manutenção, designadamente pelo acompanhamento e fiscalização dos testes realizados».
A ZLT Aveiro «diferencia-se pelo seu território de intervenção alargado, abrangendo parte dos municípios de Aveiro e Ílhavo, combinando diferentes características geográficas e infraestruturas estratégicas».

O consórcio que gere a ZLT é liderado pela UA, com a participação dos municípios de Aveiro e Ílhavo, Porto de Aveiro, Instituto de Telecomunicações, PCI – Parque de Ciência e Inovação e do Cluster TICE.

Para o vice-Reitor João Veloso, a A ZLT é importante para «a criação de novas oportunidades de colaboração com empresas de base tecnológica avançada, permitindo à Universidade responder a desafios científicos e tecnológicos de ponta. Além disso, a própria UA poderá utilizar a ZLT como ambiente de experimentação e teste para validar os resultados das suas investigações».

Notícias recentes