A Câmara Municipal de Ílhavo e a Universidade de Aveiro escolheram o Museu Marítimo de Ílhavo como caso a estudar por estudantes e investigadores das universidades de Aveiro (Curso de Gestão e Planeamento em Turismo), de Dalarna (Suécia), Stralsund (Alemanha), Bergamo (Itália) e ainda a Eufrak-EuroConsults (Alemanha) e a European Projects Association Asbl (Bélgica) que estiveram cinco dias estudar e conhecer «os principais atrativos turísticos de natureza cultural do Município de Ílhavo, o Museu Vista Alegre, pelo Farol da Barra, pela praia da Costa Nova e pela cidade portuária da Gafanha da Nazaré».
Segundo comunicado da autarquia de Ílhavo, «um dos estudos de caso incidirá sobre o Museu Marítimo de Ílhavo que foi visitado juntamente com o Navio-Museu Santo André.
Escolheram o Museu Marítimo de Ílhavo como caso a estudar por «considerarem que é um espólio de relevância nacional, com temas muito pertinentes para a compreensão desta região e que pode ser explorado numa vertente turística (ainda pouco abordada)».
O projeto E-Cul Tours”, através das Universidades e Instituições organizadoras, irá distinguir aquele que for considerado o melhor estudo de caso.